MUDANÇA DE ENFOQUE DA ODONTOLOGIA

MUDANÇA DE ENFOQUE DA ODONTOLOGIA

11-alimentos-para-evitar-durante-o-clareamento-dos-dentes

Translucidas, ultrafinas e resistentes. Essas são características das facetas cerâmicas, popularmente conhecidas como lentes de contato dentais. Comparadas às lentes de contato oculares, atualmente elas são as queridinhas dos que sonham com um sorriso esteticamente perfeito.
Esta nova modalidade de facetas odontológicas se identifica pelo material cerâmico, utilizado na confecção das peças, conferindo resistência às suas propriedades físico-mecânicas e aumento do tempo de duração, mesmo possuindo uma espessura média entre 0,2 e 0,7 milímetros.

Apesar de o surgimento das facetas datar dos anos 1930, tornando-se muito populares entre os artistas de Hollyood, é no início deste século que se observa um crescimento considerável da divulgação das facetas cerâmicas no Brasil. O que se deve ao alcance da grande mídia e, principalmente ao advento das redes sociais, resultando na rápida propagação no ambiente de rede web digital.

A combinação entre propaganda e a difusão das campanhas anti-cáries à população geral, portanto, promove atualmente uma mudança de foco na procura dos serviços da Odontologia Protesista. Uma especialidade habituada com o enfoque do tratamento estético na restauração de dentes cariados, dedica-se, agora, a contribuir com estudos dedicados à inovação tecnológica dos materiais de confecção, como resinas e cerâmicas, e agentes de adesão.

O que antes feito de forma analógica, hoje, digitalmente, possui mais acertos relativos à precisão, necessitando de menos ajustes e, portanto, exigindo menos tempo para a entrega.

O uso de cerâmicas representa hoje o padrão ouro na técnica de facetas dentárias. Diante das propriedades já bastante conhecidas, o cirurgião-dentista é capaz de planejar um caso clínico que apresente grande previsibilidade para o paciente.
A técnica direta com resina composta permite que o profissional realize um tratamento estético de forma imediata e com custo inferior ao investido em uma faceta cerâmica.
a técnica de facetagem direta em resina composta apresenta excelentes resultados estéticos e trabalhos publicados confirmam a longevidade desse tratamento [6].

O avanço nos estudos da tecnologia empregada nos materiais da prática odontológica trouxe avanços com a melhora dos materiais adesivos, de cimentação.
Criação ferramentas digitais de software 2D e 3D otimizou o tempo de entrega de material por laboratórios de protese, mas principalmente modificou o modo com que se dava a comunicação entre cirurgiões-dentistas e protéticos. Que por meio das novas ferramentas planeja com muito mais previsibilidade os casos clínicos e/ ou cirúrgico, inclusive com prazos mais preciso e curtos para a entrega de trabalho laboratorial.

No que tange aos materiais de uso em consultório na reabilitação dos dentes, desde os mais tradicionais como resinas compostas até os mais modernos, como a construção de facetas cerâmicas pôde-se dizer que avanços tecnológicos modificam a rotina e simplificam os processos, trazendo mais oportunidades por oferecer mais opções de serviços, com variações de escolha tanto para o profissional odontológo que pode aplicar diferentes técnicas e materiais, quanto para o paciente, que recebera trabalhos mais resistentes, mais duráveis e planos de tratamento com prazos mais previsíveis e breves.

A preservação da saúde do dente, com a intenção de manter íntegra a sua estrutura, marcam a busca da Odontologia moderna. Atualmente, conta-se com técnicas cada vez mais inovadoras, menos invasivas e mais precisas. E também com a garantia tecnológica no desenvolvimento de materiais ainda mais eficientes na confecção e aderência na cimentação, garantindo a entrega de trabalhos cada vez mais bonitos e duradouros.

É o caso das lentes de contato dentais, que são finíssimas lâminas em cerâmica, com espessura entre 0,2 e 0,7 milímetros, instaladas com cimento adesivo de alta precisão na superfície externa do dente. Comumente utilizadas em processos de mudança de sorriso, em dentes anteriores, visando a harmonia com a face, no intuito de construir um sorriso perfeito.

As lentes de contato dentais são laminados cerâmicos com espessura extremamente fina, estrutura resistente, utilizados na reconstrução dos dentes, melhorando a forma e a aparência pra contribuir com a reabilitação da função mecânica orofacial e da estética dos tecidos, branco e vermelho, da composição do sorriso.

O nome popular desses componentes surge a partir da semelhança com o aspecto translúcido das lentes de contato oftálmicas. E para sua instalação, são aplicadas técnicas modernas de cimentação adesiva e desgastes considerados minimamente invasivos pela Odontologia.

A difusão da harmonização orofacial, uma das especialidades da Odontologia, atende aos anseios de um público preocupado não apenas em retardar o envelhecimento, melhorar os contornos faciais, tornar o rosto mais proporcional, mas principalmente, que deseja ter a segurança em resultados previsíveis, técnicas modernas com embasamento científico, aplicadas por profissionais confiáveis. E o cirurgião dentista está apto a realizar tais procedimentos por estudar, a fundo, as regiões de cabeça e pescoço.

A difusão da harmonização orofacial, uma das especialidades da Odontologia, atende aos anseios de um público preocupado não apenas em retardar o envelhecimento, melhorar os contornos faciais, tornar o rosto mais proporcional, mas principalmente, que deseja ter a segurança em resultados previsíveis, técnicas modernas com embasamento científico, aplicadas por profissionais confiáveis. E o cirurgião dentista está apto a realizar tais procedimentos por estudar, a fundo, as regiões de cabeça e pescoço.

Venha conferir e se surpreenda!

Entrar em Contato